Incubadoras de negócios são organizações que oferecem diversos serviços para as empresas incubadas, formando um habitat de inovação. Neste post, apresentaremos os principais serviços oferecidos pelas incubadoras de negócios.
Incubadoras de negócios são consideradas habitats de inovação, pois o empreendedor consegue apoio para transformar uma ideia e lapidá-la em um produto, serviço ou processo que será considerada inovação para o mercado (RIBEIRO et al., 2005)
Para Lobosco e Maccari (2014) incubar uma empresa significa oferecer condições favoráveis ao nascimento de empreendimentos. Já que a incubadora fornece serviços de assessoria, consultoria, assistência técnica e infraestrutura, diminuindo os custos operacionais das empresas incubadas.
A entidade responsável pelas incubadoras de negócios no Brasil é a Associação Nacional De Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores – ANPROTEC. Para a ANPROTEC (2012), incubadoras de negócios oferecem suporte técnico-gerencial, infraestrutura compartilhada para que os empreendedores possam desenvolver ideias inovadoras para tornar-se empreendimentos consolidados e competitivos.
De acordo com a ANPROTEC (2002) a incubadora pode disponibilizar às empresas incubadas uma série de serviços. Dentre eles se destacam:
- Espaço físico individual para que cada empresa tenha seu local;
- Espaço físico compartilhado para realização de reuniões, secretaria, serviços administrativos e laboratórios;
- Recursos humanos especializados para apoiar a empresa incubada no seu projeto, empreendimento, durante o período de 02 anos de incubação;
- Capacitação dos empresários e empreendedores em aspectos de gestão de negócio, gestão da inovação, comercialização, internacionalização.
- Acesso aos laboratórios para o desenvolvimento dos produtos, nos aspectos da pesquisa e desenvolvimento.
Se você quiser conhecer mais sobre incubadoras de negócios, visite nosso outro post sobre o assunto.
(C) 2022 – Cristina Mieko
Pingback: Incubadoras de Negócios - StartUp Today
Pingback: Histórico das Incubadoras Negócios - StartUp Today
Pingback: Benefícios gerados pelas incubadoras de negócios - StartUp Today